Publicado por: glauciorocha | 05/06/2009

Cenários de Implementações de Exchange 2007 que ainda Dependem do WINS Instalado no Ambiente

Muitos me perguntam sobre a Instalação ou não do WINS em Implementações de Servidores Exchange. Leve em conta as considerações abaixo na hora de definir o seu Desenho (Design) para Servidores Exchange 2007 na Organização:

Este Post vou descrever sobre o uso do Serviço (WINS) juntamente com o Microsoft Exchange Server 2007. Quando o Exchange 2007 está Instalado em um domínio único, o WINS não é Necessário nesse Domínio. No entanto, em ambientes com MultiDomínios onde o Exchange 2007 está instalado em um ou mais domínios, o Serviço WINS é necessário ser Instalado.

Computadores Cliente que estão executando o Microsoft Outlook 2003 ou uma Versão Anterior exigem a resolução de nomes NetBIOS e podem exigir WINS.

WINS também podem ser necessário para computadores cliente que estão executando o Outlook 2007 Service Pack 1 (SP1) ou uma versão anterior do Outlook. Quando a caixa de correio é migrada para uma nova floresta do servidor Exchange, o Outlook 2007 não pode se conectar a um servidor Exchange da floresta. Este problema ocorre porque o Outlook 2007 usa o nome de NetBIOS para o servidor, em vez do nome de domínio totalmente qualificado (FQDN). Esta questão é corrigida por um hotfix.

Para obter mais informações sobre esse hotfix, consulte o artigo da base de dados de conhecimento 941275, descrição do pacote de hotfix Outlook 2007 pós-Service Pack 1: 28 de Janeiro de 2008.

WINS em Ambientes com Multiplos Domínios

Em Ambientes com Multiplos Domínios, o WINS é necessário  quando o Exchange 2007 é instalado em um ou mais domínios. Isso é porque o WINS permite a resolução de nomes NetBIOS entre computadores em várias sub-redes. Nomes NetBIOS são também conhecidos como "nomes abreviados (Short Names)." Nomes Abreviados (Short Names) são usados para resolução de nome em vez de nomes de domínio totalmente qualificado (FQDN).

Por exemplo, em vez de usar o ServerA.corp.CompanyName.com de FQDN para localizar um computador, você usa o Nome Curto (Short Name) ServerA.

Portanto, para cenários com Ambientes Mixtos, considere o uso do WINS.

Abraços,

Glaucio Rocha


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: